Cirurgia Plástica Florianópolis

PLÁSTICA DE FACE
(LIFTING FACIAL)

O “lifting” da face compreende o tratamento do pescoço, do rosto propriamente dito e da fronte, através dos músculos subjacentes, lipoaspiração quando necessário, e retirada do excesso de pele. Normalmente a cirurgia é feita em conjunto com a cirurgia das pálpebras (blefaroplastia).

Muitas pacientes desta cirurgia mantêm um programa regular de tratamento, que inclui uso regular de protetores solares, hidratantes, demaquilantes, e até mesmo peelings, para manutenção dos resultados atingidos por mais tempo.

cirurgia plastica face

1) Quantos anos vou rejuvenescer?

Não é possível através da cirurgia, transformar uma face de 50 anos em uma de 30. Ninguém volta no tempo. O objetivo do procedimento é melhorar situações próprias do processo de envelhecimento (flacidez, rugas, sulcos, papadas, etc.) a que todos nós somos submetidos, voltando a dar um frescor jovial a face.
O resultado dependerá de fatores como sua idade cronológica, sua idade aparente e das condições de sua pele.

2) A cirurgia de face deixa cicatrizes?

rejuvenescimento rugas

Toda incisão cirúrgica deixa uma cicatriz. Todavia, este é um procedimento que permite esconder grande parte destas dentro do cabelo. As poucas cicatrizes aparentes, inicialmente são totalmente disfarçadas com maquiagem e penteados adequados, ficando normalmente imperceptíveis com o passar do tempo.

3) Por quanto tempo persiste o resultado?

A cirurgia da face, pescoço e pálpebras retardam visualmente o processo de envelhecimento desses territórios. Retarda, mas “não interrompe o processo evolutivo do organismo”. De acordo com o tipo de pele, oleosidade, cuidados prévios tomados, manutenção da mesma, exposição ao sol, etc., alguns anos podem ser esperados;

4) A cirurgia do rejuvenescimento facial é considerada como “pequena” ou “grande cirurgia”? Há risco nesta operação?

Esta cirurgia é considerada de grande porte, pela sua riqueza de detalhes e minúcias.
Raramente a cirurgia de rejuvenescimento determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução passíveis de revisões, permitindo-nos obter o resultado almejado.

5) As fotografias pré e pós-operatórlas são importantes?

Sim, pois a melhor maneira de se avaliar o resultado obtido é a comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas sob condições fotográficas idênticas nesses dois períodos. Normalmente as fotografias pós-operatórias são realizadas com 3 meses de cirurgia. As fotografias dos pacientes são parte integrante de seu prontuário médico.

6) Que tipo de anestesia é utilizada?

Tanto a anestesia geral quanto a local associada são utilizadas, dependendo de cada caso. O resultado final será o mesmo.

7) Quanto tempo demora o ato cirúrgico?

Varia conforme a extensão (face, pálpebras, pescoço, etc.) e a complexidade de cada caso, durando de 4 a 6 horas. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. 

8) Qual o tempo de internação?

De 12 a 48 horas, de acordo com a necessidade de cada caso, sempre se levando em conta o conforto e segurança do paciente.

9) São utilizados curativos?

Sempre. Uma firme bandagem e os drenos são retirados em 48 horas, ficando apenas um curativo leve sobre as cicatrizes residuais após esse período.

10) Os olhos ficam ocluídos no pós-operatório?

É recomendada a aplicação de gazes embebidas em soro fisiológico frio sobre os olhos, ou conduta similar, que são trocadas pelo paciente conforme a necessidade. Isto diminui a intensidade do edema pós-operatório sobre os mesmos.

11) Há dor no pós-operatório?

Normalmente não, desde que o(a) paciente observe as recomendações do cirurgião. Ocasionalmente poderá ocorrer discreta dor, que poderá ser perfeitamente sedada com analgésicos comuns. O mais desconfortável é sem dúvida, as ataduras que apertam o curativo.

12) Quando são retirados os pontos?

Os pontos das pálpebras são removidos após 72 horas normalmente. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), entre 7 e 21dias.

13) Quando poderá ser utilizada maquiagem?

Para as pálpebras, 14 dias após a retirada dos pontos. Na face, em torno do 5° dia.

14) Quando poderão ser lavados e penteados os cabelos?

Entre o segundo e o sétimo dia pós-operatório (com cuidado). Secadores de cabelo com ar frio ou morno devem ser utilizados. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a quarta semana.

15) O "corte de cabelo" preparatório para a cirurgia é muito extenso? Poderá ser disfarçado no pós-operatório?

Os cabelos são cortados somente naquelas áreas onde ficarão as cicatrizes.

16) Qual a evolução pós-operatória?

Você não deve se esquecer que, até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas, equimoses, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes. Evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com menor intensidade que outros. Esperamos que você esteja neste grupo. Caso não esteja, não se preocupe. Dê tempo ao tempo, que o seu organismo se encarregará de dissipar todos estes pequenos transtornos.

É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser a nós transmitida. Daremos esclarecimentos necessários para sua tranqüilidade. Em tempo: um curto período de “depressão emocional” poderá ocorrer nos primeiros dias. Isto é passageiro e geralmente advém da “ansiedade em ser atingir o resultado final o quanto antes”. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia de rejuvenescimento facial deverá ser avaliado antes de três meses de pós-operatório.

17) Onde é realizada esta cirurgia?

A cirurgia de face é realizada em Florianópolis, SC, normalmente no Baía Sul Hospital Dia, Hospital Baía Sul, ou Ilha Hospital e Maternidade. Eventualmente, durante a consulta, cirurgião e paciente podem optar por realizar o procedimento em outra cidade ou Hospital / Clínica de Cirurgia Plástica.

18) Para finalizar: o resultado da cirurgia de rejuvenescimento compensa?

Cada caso é analisado individualmente, durante a 1ª consulta. Algumas pacientes procuram, com esta cirurgia, ficar “mais bonitas”. Este não é o objetivo fundamental da cirurgia, mas apenas um efeito a mais a que se busca. Nessa ocasião, o cirurgião deve esclarecer sobre todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles eventualmente esquecidos. Desde que se tenha decidido mutuamente realizar a cirurgia (médico e paciente) é porque o resultado compensa.

Baía Sul Medical Center, Sala 120 - Florianópolis - SC       +55 48 3333.3399