Cirurgia Plástica Florianópolis

PLÁSTICA DE ORELHAS
DE ABANO (OTOPLASTIA)

Nossas orelhas são uma parte importante do nosso corpo, pois quando apresentam formato anômalo trazem estigmas familiares (O filho tem a orelhas do pai!) e/ou pessoais (apelidos). Esta identificação “negativa” pode gerar “bullying” na infância, com alterações comportamentais da criança que podem persistir na vida adulta.

A idade ideal para se fazer a cirurgia corretiva é sempre após os 7 anos, quando as orelhas já estão formadas e próximas ao tamanho do adulto. Por se tratar do período pré-escolar (onde começam os problemas de ordem emocional), é uma grande oportunidade.

idade otoplastia

Normalmente as seguintes perguntas são feitas por ocasião da 1ª consulta:

1) A cirurgia da orelha em abano deixa cicatrizes?

A cicatriz desta cirurgia é bastante discreta, por localizar-se atrás da orelha, na junção com a cabeça. Além do mais ali a pele é muito fina deixando normalmente uma cicatriz muito boa.

cicatriz otoplastia

2) Qual é o tipo de anestesia?

Bastante variável. Crianças podem ser operadas com anestesia local e sedação ou anestesia geral. Para adultos normalmente anestesia local é suficiente, mas em casos especiais a sedação pode ser utilizada.

3) Qual é o período médio de internação?

Normalmente algumas horas, dependendo do tipo de anestesia e idade do(a) paciente.

4) Quanto tempo demora a cirurgia?

Geralmente em torno de 60 minutos. Entretanto, o tempo de cirurgia nunca deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente do Centro Cirúrgico, pois existe também o período de preparação anestésica e a recuperação pós-operatória.

5) Há perigo nesta operação?

Como todo procedimento invasivo, existem riscos mínimos.

6) Há dor no pós-operatório?

Quase nunca. Pode ocorrer um certo incômodo nos primeiros dias após a cirurgia, até mesmo pelo uso do curativo. Quando houver necessidade, analgésicos comuns podem ser prescritos.

7) Como é o curativo?

Protegem-se as orelhas nos primeiros dias, com um curativo fechado, feito com acolchoado macio e atadura, formando um verdadeiro “capacete”. Após recomenda-se o uso de faixas tipo "dançarina de ballet" ou "jogador de tênis" por períodos intercalados, a fim de se evitar traumatismos locais.

8) Quando são retirados os pontos? Há dor?

Entre 14 e 21 dias. Não existe dor na retirada.

9) Em quanto tempo se atinge o resultado definitivo?

Quando se retira o primeiro curativo observamos um grande sorriso nas faces de paciente e parentes. Caso a evolução pós-operatória seja a esperada, em 90 dias obteremos o resultado definitivo.

10) Não há o risco de “voltar o problema do abano” após a cirurgia?

Normalmente não, mas a medicina não é uma ciência exata e muitos fatores pré, trans e pós-operatórios estão envolvidos. Quando tudo corre conforme o esperado o resultado é definitivo. Convém salientar que uma leve assimetria poderá ocorrer, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta.

11) Onde é realizada esta cirurgia?

A cirurgia é realizada em Florianópolis, SC, normalmente no Baía Sul Hospital Dia, Hospital Baía Sul, ou Ilha Hospital e Maternidade. Eventualmente, durante a consulta, cirurgião e paciente podem optar por realizar o procedimento em outra cidade ou Hospital / Clínica de Cirurgia Plástica.

Baía Sul Medical Center, Sala 120 - Florianópolis - SC       +55 48 3333.3399