Cirurgia Plástica Florianópolis

PLÁSTICA DE NARIZ
(RINOPLASTIA)

Essa cirurgia pode mudar o tamanho, o formato, os ângulos de seu nariz, diminuir o tamanho das narinas, melhorar a relação entre o nariz e o lábio superior, corrigir defeitos de nascença ou trauma, ou mesmo melhorar problemas respiratórios a ele relacionados.

nariz

O planejamento cirúrgico deve ser sempre individualizado procurando o resultado mais natural possível, buscando uma harmonia facial de acordo com a origem étnica do paciente.

1) A rinoplastia deixa cicatrizes?

Quase todas as cirurgias plásticas de nariz são realizadas por dentro das cavidades nasais, não ficando cicatrizes aparentes. Eventualmente (e isto é definido com o paciente no consultório), cicatrizes externas pouco aparentes e bastante pequenas podem ser necessárias, para se proporcionar um melhor resultado à forma final ou mesmo à função nasal.

2) Poderei escolher, para o meu futuro nariz, a forma que eu desejar?

Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da sua face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter.

3) O resultado definitivo em relação à forma e função é imediato?

Não. Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Assim é que, em uma 1ª fase (logo após a retirada do gesso, em torno o 7º dia), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a se normalizar em torno do 6º mês. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que ultrapassam este período. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.

4) Como ficará minha respiração após a cirurgia?

Apesar de haver alguma dificuldade respiratória no pós-operatório imediato e mediato (algumas semanas), com o decorrer do tempo, a respiração nasal tende a normalizar-se. Problemas respiratórios funcionais pré-existentes, muitas vezes exigem a presença de um otorrinolaringologista atuando junto com o cirurgião plástico.

5) Sofro de coriza e rinite constante. Poderá a cirurgia estética aliviar-me deste sofrimento?

Não! Suas características alérgicas e funcionais da mucosa nasal não podem ser tratadas cirurgicamente. No entanto, não deverá haver piora do quadro clínico.

6) Por quanto tempo persiste o resultado obtido?

O resultado de uma rinoplastia persiste por muito tempo (conforme a idade da pessoa). Após anos, como em qualquer parte do organismo, poderão ocorrer algumas alterações da morfologia nasal.

7) A rinoplastia é considerada uma cirurgia “pequena” ou “média”? E as complicações?

É uma cirurgia de médio porte.

Raramente a rinoplasia determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução. Felizmente, esses eventuais imprevistos são passíveis de correções posteriores, mediante refinamentos cirúrgicas, em prol do resultado planejado.
Os possíveis “imprevistos” não devem ser confundidos com as formas intermediárias pelas quais passa o nariz, no pós-operatório mediato, até que atinja sua forma definitiva.

Quaisquer dúvidas a respeito de uma possível complicação pós-operatória serão esclarecidas pelo seu cirurgião, que se antecipará a informá-lo(a) a respeito disto, sem qualquer constrangimento.

8) Qual o tipo de anestesia que se utiliza para esta cirurgia?

Tanto a anestesia local com sedação, quanto a anestesia geral são utilizadas. Fica a critério do cirurgião e do paciente decidirem qual o mais indicado em cada caso.

9) Quanto tempo demora o ato cirúrgico?

Entre uma e duas horas. Em alguns casos este tempo é ultrapassado, desde que as circunstâncias assim o exijam (por exemplo, quando uma intervenção do otorrinolaringologista é associada com a plástica para que você respire melhor). Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

10) Qual o tempo de internação?

Poderá variar de 3 a 24 horas de internação. Tudo dependerá do tipo de cirurgia proposta, da anestesia utilizada e da sua recuperação no pós-operatório. O tempo de internação, sempre visa seu maior conforto e segurança.

11) São utilizados curativos?  

Quando se atua sobre a parte óssea, o nariz é mantido imobilizado por gesso ou placa de silicone por cerca de 7 a 8 dias. Em alguns casos é utilizado simultaneamente um tamponamento nasal por 24 a 72 horas.

Após este período, no consultório, a placa é retirada, o nariz é limpo e recoberto por uma fina camada de micropore da cor da pele.

12) Ouvi dizer que o nariz “sangra” nos primeiros dias. Isto é verdade?

Existe um pequeno sangramento, que é normal nas primeiras 48 horas. Isto entretanto, não deverá ser motivo de preocupação pois um curativo de proteção, sobreposto a abertura do nariz, é conservado propositadamente, a fim de aparar esse sangramento. Esse curativo adicional poderá ser trocado em casa, tantas vezes quanto necessário.

13) Há dor no pós-operatório?

Raramente. A rinoplastia apresenta um pós-operatório tranquilo. Se houver dor, esta é facilmente combatida com analgésicos, que lhe serão receitados como preventivos. A queixa maior está na necessidade de respiração pela boca, como se você estivesse gripado por alguns dias.

14) Em que posição eu deverei dormir nas primeiras semanas?

Sempre com a cabeça elevada do leito (travesseiros) e com a face voltada para cima.

15) Quando poderei tomar sol?

Com bons protetores solares, não existem maiores inconvenientes em se expor rapidamente ao sol da rua, em horários amenos. Se a face apresentar equimoses (manchas roxas), o que é bastante comum, maiores cuidados devem ser tomados. Entretanto, para exposições longas (praias, piscina, neve, etc.), aconselha-se aguardar um período mínimo de 90 dias.

16) A partir de que idade posso fazer esta cirurgia?

A cirurgia do nariz pode ser realizada a partir dos 17 anos, dependendo do desenvolvimento das estruturas faciais e das alterações apresentadas.

17) Onde é realizada esta cirurgia?

A cirurgia de nariz é realizada em Florianópolis, SC, normalmente no Baía Sul Hospital Dia, Hospital Baía Sul, ou Ilha Hospital e Maternidade. Eventualmente, durante a consulta, cirurgião e paciente podem optar por realizar o procedimento em outra cidade ou Hospital / Clínica de Cirurgia Plástica.


Baía Sul Medical Center, Sala 120 - Florianópolis - SC       +55 48 3333.3399